Abre -se para o VERDE

Abre -se para o VERDE

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Entrevista com o filósofo Caetano T. sobre o conceito de"Justiça Ambiental"!

O conceito vem do contexto das lutas pelos direitos civis e faz parte da história dos movimentossociais que enfrentam várias questões ambientais relacionadas às desigualdades,ás disputas de poder e à exploração.

Obs. O entrevistado é pós-graduado em filosofia e trabalhou em vários projetos no exterior, de 2005 até 2008: Pesquisas filosóficas e cursosobre Métodos de Pesquisa Etnográfica na Uni-Siegen, Germany. 

Caetano Trindade é natural de Cipotânea, Brejaúba zona rural. Sua família ainda lá residem.

Pergunta: qual a relação entre justiça ambiental e a promoção da saúde?

A construção da saúde é importante hegemonia para o comportamento individual ao tratar da saúdecoletiva, bem como na prática implantada pelo SUS.  Nós fazemos uma crítica na discussão sobredeterminantes socioambientais a este modelo voltado a reprodução de desigualdadesnum metabolismo social neste desenvolvimento chamado aqui como divisão doselementos do trabalho baseado socialmente de injusto, o sistema  pautado pela produção  tem por base a exploração intensa dos  recursos naturais. É fundamental pensar nasdimensões coletivas da promoção de saúde, que legitime o direito das populaçõesurbanas e florestas, dos campos e das zonas costeiras o amplo direito de buscarpor sua saúde. A invisibilidade intensifica a vulnerabilidade das populações nabusca por sua saúde. O direito à terra, à cultura. Ameaça é um problema desaúde pública num sistema delinqüente.

Pergunta: Como pode oprofissional da saúde atuar em prol da justiça ambiental?

A justiça ambiental permite colocar para o profissional de saúde do SUS e da academia ligada ásaúde coletiva também permite colocar para os pesquisadores onde conflitos epossibilidades de avanços públicos efetivamente venha acontecer com maisprática na comunicação . O uso das ferramentas e acesso amplo às informações,internet, mais movimentos sociai8s ligados a democracia hegemônica. Éimportante que os profissionais de comunicação, educação entendam seu papelsocial e político de novas práticas culturais de informação.

Pergunta: Qual a sua opinião sobre os agrotóxicos em geral?

O Brasil o maior consumidor dessas substâncias no mundo. Segundo o Sindicato Nacional daIndústria de Produtos para defesa Agrícola (Sindag) que foram vendidas  725,6 mil toneladas no país,movimentando  US$ 6,62 bilhões. No Brasil,as plantações de soja, milho e algodão estão entre as que mais recebem essassubstâncias. Em geral, calcula-se que cada hectare de lavoura consome quatroquilos de princípio ativo de agrotóxico por ano.
Os agrotóxicos foramdesenvolvidos para dificultar ou exterminar formas de vida: justamente por essacaracterística são capazes da afetar a saúde da vida humana. Precisamos mais doque remédio, precisamos de democracia participativa e não parasitaassistencialista. Precisamos de uma ampla rede atendimento da saúde paraenfrentar as pressões do mercado. O perigo à mesa e o uso indiscriminado deagrotóxicos causam prejuízos ao meio ambiente e todo ecossistema. O que vemos éo descarte do produto em lixo comum, apesar de que a lei determina devoluçãodas embalagens vazias ao local de aquisição. Muitos trabalhadores reclamam de ameaças, silêncio, apatia ou tentando ajustiça ambiental entrar na zona de conflito de direitos humanos  pessoais livres

Obrigado!
Cont. próxima ocasião!
da equipe.
Aguardamos contatos e comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presépio

Presépio
Presépio da cidade (Raimundo do Belo)

Pesquise